O Jornal mais lido de Pinhais

Get Adobe Flash player

Curitiba

O número de passageiros teve redução de 24,6%, o que significou 97 mil usuários a menos por dia, após as medidas mais restritivas para conter o avanço da covid-19. Foto: Luiz Costa/SMCS

O número de passageiros teve redução de 24,6%, o que significou 97 mil usuários a menos por dia, após as medidas mais restritivas para conter o avanço da covid-19. Foto: Luiz Costa/SMCS

 

As medidas mais restritivas para conter o avanço da covid-19 determinadas pelo Governo do Estado e acatadas pela Prefeitura de Curitiba tiveram reflexo no movimento no transporte coletivo. O número de passageiros teve redução de 24,6%, o que significou 97 mil usuários a menos por dia.

Nesta terça-feira (2/3), foram 297.220 passageiros nos ônibus da capital. Na terça-feira anterior (23/2), quando as novas medidas ainda não estavam em vigor, o movimento havia sido de 394.353 passageiros.

Na segunda-feira (1/3), o movimento foi semelhante ao de terça, com 299.695 passageiros, 90,5 mil a menos do que na segunda-feira da semana anterior (390.189). Os dados são da Urbanização de Curitiba (Urbs) que administra o transporte coletivo na capital.

Diminuição da circulação

As medidas mais recentes para conter a pandemia estão previstas no decreto municipal  nº 400/2021. Entre elas estão o fechamento de atividades não essenciais, a suspensão das aulas, a ampliação do regime de home office em empresas e repartições públicas, além do toque de recolher das 20h até 5h.

A diminuição de circulação de pessoas teve impacto direto no volume de pessoas nos ônibus. Com o toque de recolher, o movimento de passageiros entre 20h e 23h no transporte coletivo caiu 44%. Ontem (2/3) foram 15.081 pessoas contra 26.893 na terça da semana passada (23/2).

Com a redução verificada nessa semana, o número de passageiros atualmente no transporte coletivo de Curitiba está 60% menor do que antes da pandemia, que era de 754 mil por dia.

Frota Mantida

Apesar da queda no movimento, a Urbs não vai fazer alterações nas tabelas e nem reduzir a frota, segundo o presidente da empresa, Ogeny Pedro Maia Neto. 

O transporte coletivo opera com uma frota de cerca de mil veículos (80% do total). As principais linhas, no entanto, funcionam com 100% da frota. A lotação máxima nos ônibus é de 70%.

 

A partir da próxima segunda-feira (15/2), Curitiba inicia a imunização contra covid-19 para idosos acima de 85 anos. Foto: Hully Paiva/SMCS

A partir da próxima segunda-feira (15/2), Curitiba inicia a imunização contra covid-19 para idosos acima de 85 anos, a imunização acontecerá com escalonamento de idade. A Secretaria Municipal da Saúde informa que para esse grupo não haverá agendamento do aplicativo Saúde Já.

Para evitar aglomerações, a SMS solicita, portanto, que o escalonamento seja respeitado pela população:

  • na segunda-feira (15/2) serão vacinadas pessoas com 89 anos ou mais;
  • na terça-feira (16/2), as de 88 anos ou mais;
  • na quarta-feira (17/2) pessoas de 87 anos ou mais;
  • na quinta-feira (18/2) a vacinação será para 86 anos ou mais;  
  • sexta-feira (19/2), os idosos de 85 anos ou mais.

A ampliação para outras faixas etárias, do grupo de idosos depende do repasse de novas doses do imunizante por parte do Ministério da Saúde.

Como vai funcionar

A procura pela vacina deve ser feita de forma espontânea em um dos 14 pontos de atendimento da cidade, 11 deles são pontos fixos e três no sistema drive-thru (lista abaixo).

Nos três drive-thrus o horário é das 9h às 16h; nos demais pontos, das 8h às 17h.

Para receber a vacina, o idoso deve apresentar documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência com endereço de Curitiba para quem não tiver o cadastro na plataforma Saúde Já.

Outra recomendação é para que o idoso esteja com um acompanhante. Além disso, para facilitar a aplicação da vacina, os idosos que optarem pelo drive-thru devem estar posicionados de forma a deixar o braço direito na janela – ou seja, no banco de passageiro ou no lado direito do carro.

Cadastro no Saúde Já ajuda

Para agilidade das equipes de vacinação, a secretaria orienta que familiares ou responsáveis façam o cadastro online do idoso na plataforma do Saúde Já, pelo site www.saudeja.curitiba.pr.gov.br ou pelo aplicativo do celular (que pode ser baixado nas lojas virtuais para Android e iOS).

O cadastro prévio economiza tempo de espera, e facilita o registro da vacina, que é obrigatório. Caso não tenha, é necessário fazer o cadastramento na hora. Quem já tiver o cadastro não precisa apresentar comprovante de residência.

Serviço

Vacinação de idosos acima dos 85 anos

  • 89 anos ou mais: segunda-feira, 15 de fevereiro
  • 88 anos ou mais: terça-feira, 16 de fevereiro
  • 87 anos ou mais: quarta-feira, 17 de fevereiro
  • 86 anos ou mais: quinta-feira, 18 de fevereiro
  • 85 anos ou mais: sexta-feira, 19 de fevereiro

 

LOCAIS FIXOS
Das 8h às 17h

1 - Pavilhão da Cura
Parque Barigui

2 – Unidade de Saúde Salvador Allende
Rua Celeste Tortato Gabardo, 1.712 -  Sítio Cercado

3 - US Vila Diana
Rua René Descartes, 537 – Abranches

4 - US Jardim Paranaense
Rua Pedro Nabosne, 57 - Alto Boqueirão

5 - US Camargo
Rua Pedro Violani, 364 - Cajuru

6 - US Ouvidor Pardinho
Rua 24 de Maio, 807 - Praça Ouvidor Pardinho

7- US Vila Feliz
Rua Pedro Gusso, 866 - Novo Mundo

8 - US Pinheiros
Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370 - Santa Felicidade

9 - Clube da Gente CIC
R. Hilda Cadilhe de Oliveira

10 - Rua da Cidadania do Tatuquara
R. Olivardo Konoroski Bueno, s/n

11 - Rua da Cidadania do Fazendinha
Rua Carlos Klemtz, 1700

 

DRIVE-THRU
9h às 16h

1 - Pavilhão da Cura - Parque Barigui (entrada somente pela BR-277)

2 - Estacionamento do Santuário Nossa Senhora do Carmo - Boqueirão (entrada será feita exclusivamente pelo segundo portão do estacionamento, pela Rua Frederico Mauer)

3 - Paróquia Santo Antônio – Boa Vista (entrada única pela Rua Geraldo Gustavo Oscar Mueller)

 

PUBLICIDADE LEGAL

 

PUBLIQUE SÚMULAS

FALE CONOSCO

tudoPinhais@gmail.com

(41) 36638447

41-99690-0125

 

CONTATO COMERCIAL

atendimento pelo email:

tudoPinhais@gmail.com

 

Facebook