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Munícipes e empresas podem aderir ao programa a partir da próxima segunda-feira (3) e acertar tributos atrasados com descontos de juros e pagamento parcelado

 

 

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de maio, inicia no município, o Programa de Recuperação Fiscal de Pinhais, o REFIP 2021. Esta é uma excelente oportunidade para o contribuinte regularizar suas dívidas aproveitando as vantagens e benefícios do programa.

 

O REFIP permite a regularização de créditos tributários e não tributários, respectivos juros e multas moratórias, devidos até 31 de dezembro de 2020, constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, protestados, ajuizados ou a ajuizar, com a exigibilidade suspensa ou não. O programa foi instituído pela lei municipal nº 2.347, de 15 de abril de 2021, e pode ser consultado pelo link:https://bit.ly/3vqUutj.

 

Ao fazer a adesão, o contribuinte que optar pelo pagamento à vista tem desconto sobre juros e multa de 100%. Caso prefira parcelar, tem a opção de fazer de 3 até 36 vezes, com desconto sobre juros e multas que variam de 90% a 40%. Para pessoas físicas o valor mínimo da parcela é de R$70,00 e para as pessoas jurídicas é de R$140,00. Na edição deste ano, o período de adesão é de 3 de maio até o dia 13 de agosto de 2021.

 

O interessado em aderir ao REFIP 2021 pode fazer a requisição do programa indo até a sede da Secretaria de Finanças e apresentando um documento que comprove o seu vínculo com o débito, ou se preferir, diretamente pela internet, pelo endereço: www.pinhais.pr.gov.br/refip. Na página, há todas as informações com os números de parcelamentos possíveis, os descontos dados, um simulador para calcular o valor das parcelas, além da opção de emitir o carnê para pagamento à vista, que oferece o desconto de 100% em juros e multas.

 

Serviço

O período de adesão ao REFIP 2021 é de 3 de maio a 13 de agosto. Mais informações pelo site www.pinhais.pr.gov.br/refip ou pelos telefones 3912-5189, 3912-5008 ou 3912-5019.

 

A Secretaria de Finanças está localizada na Av. Camilo Di Lellis, nº453, Centro. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, no horário das 8h30 às 16h30.

O documento aborda os mais diversos assuntos relacionados às atividades que são realizadas pelo Departamento de Vigilância em Saúde

Todos os meses a equipe da Prefeitura de Pinhais, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, da Gerência de Vigilância Ambiental, elabora o Boletim Vigilância Ambiental. O documento aborda os mais diversos assuntos relacionados às atividades que são desenvolvidas pelo Departamento.

“Criamos o boletim com o objetivo de facilitar a divulgação das informações, mostrar as competências da Gerência de Vigilância Ambiental, demonstrar os resultados dos monitoramentos e investigações, trazer notícias dentro da área da Saúde Única (relação meio ambiente, homem e animais), doenças emergentes e reemergentes, e tantos outros assuntos”, explica Cristiane da Conceição de Barros, da Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental.

Nos boletins, podem ser acessados dados sobre a qualidade da água, dengue, febre amarela, entre outros. “Buscamos com isso tornar as atividades mais conhecidas, sendo uma fonte de informação para auxiliar os processos de trabalhos de toda a Prefeitura, bem como informar a população interessada nas atividades que realizamos”, afirma Cristiane.

De acordo com Cristiane, a Vigilância Ambiental é um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco biológico e não biológico.

Como exemplo de medidas de prevenção e controle de riscos biológicos pode-se citar a notificação e investigação de zoonoses como a Raiva, a Leptospirose, a Leishmaniose, entre outras. “Além disso, também se incluem o monitoramento da ocorrência de vetores como Aedes aegypti, Anopheles, entre outros; a presença de hospedeiros e reservatórios de doenças que transmitem doenças, entre eles roedores e pombos. E também a identificação de espécies de interesse à saúde pública como mosquitos, serpentes, aranhas; e a averiguação de acidentes causados por animais peçonhentos ou venenosos”, ressalta Cristiane.

“Como exemplo de medidas de prevenção e controle de riscos não biológicos podemos citar os contaminantes ambientais, qualidade da água de consumo humano, qualidade do ar, qualidade do solo, desastres naturais e acidentes com produtos perigosos”, completa.

Serviço

Acesse os boletins da Vigilância Ambiental por meio do link: https://pinhais.atende.net/atende.php?pg=subportal&chave=90#!/tipo/pagina/valor/2108

Em caso de dúvidas ou para mandar sugestões, entre em contato pelo telefone que também funciona como WhatsApp: (41) 3912-5307.

Com recursos de R$2,8 milhões destinados pelo deputado federal Luizão Goulart, prefeita Marli Paulino assinou a Ordem de Serviço para realização da obra

Foi assinada pela prefeita Marli Paulino, na manhã desta terça-feira (27), a Ordem de Serviço para a duplicação de mais um trecho da Avenida Maringá. O investimento total é de R$2,8 milhões, oriundos de emendas parlamentares do deputado federal Luizão Goulart, dos anos de 2019 e 2020. Com o investimento, a via será duplicada em toda a sua extensão. 

Essa é uma iniciativa de grande importância, pois a avenida tem ligação com duas importantes vias, a Rodovia João Leopoldo Jacomel (PR-415) que dá acesso à Curitiba e Piraquara, e à Estrada da Graciosa, que faz divisa com Colombo e dá acesso à Quatro Barras. A obra também vai beneficiar muitas empresas do setor industrial que estão instaladas nas regiões e contribuirá para melhorar a qualidade do trânsito.

A assinatura da Ordem de Serviço foi realizada pela prefeita Marli Paulino na sede da Secretaria de Educação. Estiveram presentes na assinatura do documento, a vice-prefeita Rosa Maria; o deputado federal Luizão Goulart; o secretário de Governo, Ricardo Pinheiro; o secretário de Obras, Mário Stier; além de integrantes da empresa HD Construções e Empreendimentos.

As obras têm previsão de iniciarem no próximo mês, aguardando apenas a autorização da Caixa Econômica Federal. Os trabalhos serão realizados em dois trechos, no primeiro, da Estrada da Graciosa até a Rua Manoel Lucas Evangelista Neto a previsão é de ser concluído em 10 meses. Já o segundo, entre as ruas Manoel Lucas Evangelista Neto até a Joaquim Borges, com previsão para concretização dos trabalhos em cinco meses. Segundo informações da Secretaria Municipal de Obras Públicas, esta obra engloba várias etapas: terraplanagem, drenagem, pavimentação asfáltica, ciclovia e ciclofaixa, calçadas em concreto permeável, canteiros, plantio de grama e sinalização viária.

O deputado federal Luizão Goulart acompanhou a assinatura e conheceu detalhes do projeto. Ao final, Luizão disse que houve um esforço conjunto para a realização desta obra, pois ela contribuirá para o crescimento da cidade. “Sabíamos da importância dessa obra para trazer ainda mais desenvolvimento em Pinhais, pois trata-se de uma via de acesso entre outras cidades da região. Por isso, nos empenhamos em trabalhar junto com a equipe técnica da Prefeitura de Pinhais para agilizar esse projeto que hoje se torna realidade”, destacou o deputado.

A questão da Avenida ser toda duplicada foi frisada pela prefeita Marli Paulino que também destacou a realização de mais um dos compromissos do plano de governo. “É com muita alegria que assino hoje esta Ordem de Serviço que finaliza a duplicação de toda a Avenida Maringá, uma importante via de Pinhais, muito utilizada pelas empresas e pela população, já que ela praticamente liga Curitiba a Colombo e alguns bairros da nossa cidade. Nos últimos anos fizemos a duplicação em dois trechos, e logo iniciaremos a obra que deixará a Avenida totalmente duplicada, promovendo mais agilidade e segurança para todos os seus usuários”, disse na oportunidade a prefeita.

 

A audiência pública é a última etapa antes da publicação da licitação de uma obra. Ela será transmitida pelo YouTube , devido à pandemia da Covid-19, a partir das 15 horas. Investimento na primeira etapa é de R$ 397 milhões.

 

O Instituto Água e Terra (IAT) apresenta nesta quarta-feira (28), em audiência pública, o projeto das obras de Recuperação da Orla de Matinhos e a Minuta do Edital de Licitação com o Termo de Referência. O valor atualizado dos investimentos é de R$ 397 milhões, o maior já realizado na história da região. Ele está no pacote do Avança Paraná, programa que tem financiado grandes obras no Estado.

A audiência pública é a última etapa antes da publicação da licitação de uma obra. Ela será transmitida pelo YouTube, devido à pandemia da Covid-19, a partir das 15 horas. 

A proposta das intervenções é minimizar os impactos gerados pela combinação do desequilíbrio de sedimentos, ocupações mal planejadas e ressacas no Litoral. Essa combinação vem destruindo e comprometendo boa parte da infraestrutura urbana, turística e de lazer no município de Matinhos. 

O evento é dirigido a empresários interessados em participar do processo de licitação para as obras e a população em geral. Ele cumpre as exigências da Lei Federal nº 8.666/1993 e a Lei Estadual nº 15.608/2007, que instituem as normas para licitações e contratos da Administração Pública. A organização é do IAT, órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná (Sedest).

“Conforme a legislação, a audiência pública deve ser marcada com, no mínimo, dez dias úteis de antecedência de sua realização. A audiência, por sua vez, deve ocorrer com, no mínimo, 15 dias úteis de antecedência da publicação do edital de licitação. Estamos cumprindo os processos com transparência”, ressalta o diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do IAT, José Luiz Scroccaro.

OBRAS – As obras de Recuperação da Orla de Matinhos compreendem os serviços de engorda da faixa de praia por meio de aterro hidráulico, estruturas marítimas semirrígidas, canais de macrodrenagem, redes de microdrenagem, revitalização urbanística da orla marítima, bem como a pavimentação e a recuperação de vias. O detalhamento será apresentado nesta quarta-feira.

De acordo com o prefeito de Matinhos, Zé da Ecler, as obras trarão melhorias para turistas e moradores locais. “O Litoral vive do turismo e se continuarmos sem investimentos, vamos regredir. Essas obras são importantes para receber mais turistas, retomar a economia após a pandemia e também para dar conforto e dignidade aos moradores do município”, afirmou.

A transformação do Litoral, com fomento do turismo focado na geração de emprego e renda e na melhoria da qualidade de vida, é uma das prioridades do Governo do Estado. As intervenções contam com apoio da sociedade civil organizada e da população local.

No final do ano passado, o Estado recebeu notas técnicas do Movimento Pró-Paraná e do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) de apoio aos projetos de modernização da Orla de Matinhos. O documento sobre o município destaca que “a obra ataca integralmente os problemas de infraestrutura que afligem a população local, tais como as constantes enchentes e redução da área de areia, bem como provê melhorias paisagísticas e aumento significativo da faixa de areia”. Segundo o texto, o projeto será o alicerce para alavancar o desenvolvimento dos municípios do Litoral. As obras também respondem a um pedido histórico de moradores e comerciantes.

'Superlua' ocorre nesta segunda A lua aparecerá até 14% maior e 30% mais brilhante ao ser visto da Terra.

 

Superlua Rosa acontecerá nesta Terça - Notícias - Portal das Missões

Nesta segunda-feira (9), a Lua estará em seu perigeu – ponto de sua órbita mais perto da Terra. Por isso, ela parecerá maior para quem a observa da perspectiva do nosso planeta. Quando isso acontece, o fenômeno é chamado de "superlua". Ele poderá ser visto até o início da quarta-feira (11).

 

O termo "superlua" surgiu em 1979 e não é o que poderíamos chamar de um "conceito astronômico". Ele é usado fora do meio acadêmico para fazer referência à união do perigeu com a Lua cheia. Não é uma situação rara de apreciar, mas é uma excelente oportunidade para quem quer começar a observar o céu.

De acordo com a agência espacial americana (Nasa), desta vez também será "Lua de Minhoca". Ela recebe este nome por que é a última Lua cheia no mês de março. Historicamente, os povos antigos mais ao Sul dos Estados Unidos chamavam essa época desta forma, já que as minhocas surgem quando o gelo derrete.


Todos os itens arrecadados serão destinados à famílias em vulnerabilidade social. As doações podem ser feitas até 22 de julho

 

As temperaturas começaram a baixar e a Secretaria de Assistência Social já está preparada para arrecadar doações para a Campanha do Agasalho. Este ano, com o mote “Ajude Quem Mais Precisa”, a campanha vai arrecadar cobertores novos e usados.

A campanha teve início no dia 22 de abril e segue até 22 de julho. As doações podem ser feitas em diversos locais do município, onde foram disponibilizadas caixas para coleta. Além dos órgãos e equipamentos públicos, há empresas, indústrias e estabelecimentos comerciais que contribuem voluntariamente com a causa.

Todos os itens arrecadados serão distribuídos para famílias em vulnerabilidade social, atendidas pela Secretaria de Assistência Social do município

 

Além de buscar uma colocação no mercado, os trabalhadores poderão contratar linhas de microcrédito por meio dos programas Banco do Empreendedor e Banco da Mulher Paranaense, da Fomento Paraná. Atendimento presencial será retomado somente com agendamento.

A Agência do Trabalhador de Curitiba retoma o atendimento presencial na segunda-feira (26) com uma novidade: além de buscar uma colocação no mercado, os trabalhadores poderão contratar linhas de microcrédito para pequenos negócios com por meio dos programas Banco do Empreendedor e Banco da Mulher Paranaense.

Os atendimentos presenciais retornam somente com horário marcado, das 9h às 17h. Os interessados podem fazer o agendamento prévio AQUI.

“A ideia é transformar as Agências do Trabalhador do Paraná em Agências do Empreendedorismo, mais um caminho para promover a retomada da economia e facilitar a geração de emprego e renda”, explica o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.

MICROCRÉDITO – O microcrédito da Fomento Paraná é composto por financiamentos de até R$ 20 mil, com até três meses de carência e prazo total de 36 meses para pagamento. É destinado a trabalhadores informais, empreendedores individuais e microempresas com faturamento anual de até R$ 360 mil. A taxa de juros é a partir de 0,91% ao mês.

Para incentivar a participação feminina no mercado empresarial, se o empreendimento tem uma mulher como proprietária ou sócia, a taxa de juros é ainda mais reduzida por meio do programa Banco da Mulher Paranaense, a partir de 0,76% ao mês.

O limite de crédito varia de acordo com o período de atividade do empreendedor ou empreendimento. Para empreendedores informais, ou que estão iniciando uma atividade, o limite é de R$ 5 mil. O limite sobe para R$ 10 mil para quem tem uma atividade já formalizada, mas ainda não completou 12 meses de registro do CNPJ.  E quem está formalizado como MEI há mais de um ano pode contratar créditos de até R$ 20 mil.

O serviço de microcrédito é uma das ações do Programa Recomeça Paraná - desenvolvido pelo Governo do Estado com o intuito fortalecer a retomada econômica e ampliar a geração de emprego e renda, com apoio das Agências do Trabalhador e parceria da Fomento Paraná, Sebrae/PR, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Sistema S e Secretaria da Educação e do Esporte.

 

Doações, que fazem parte da campanha "Sua empresa mais solidária", foram entregues nesta terça-feira (20), no pátio da Secretaria de Obras Públicas

 

Na tarde desta terça-feira (20), a rede de supermercados Condor fez a doação de cinco toneladas de alimentos ao município. Recentemente, Pinhais realizou o chamamento público para a campanha “Sua empresa mais solidária”, buscando doações de empresas instaladas no município, de alimentos, produtos de higiene e limpeza. Com os donativos recebidos, serão montadas cestas e encaminhadas às famílias atendidas e cadastradas pela Secretaria de Assistência Social, por meio dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

A entrega das doações aconteceu no pátio da Secretaria de Obras Públicas e contou com a presença da prefeita Marli Paulino; da vice-prefeita Rosa Maria; da secretária de Assistência Social, Rosangela Batista da Silva Duarte; do secretário de Desenvolvimento Econômico, José Martins; do diretor de Operações do Condor Maurício Bendixen, além de colaboradores das unidades do supermercado das lojas da Av. Jacob Macanhan e Av. Iraí.

O diretor de Operações do Condor, Maurício Bendixen, disse que essa é uma iniciativa que a empresa vem praticando nas cidades onde a rede tem lojas, ainda mais em razão do atual momento. “O Condor tem a campanha “Corrente da Esperança”. No ano passado já fizemos uma doação à Pinhais, e neste momento, acreditamos que estamos em uma fase ainda mais difícil que 2020. Vemos que hoje temos pessoas passando necessidade, muitas famílias fragilizadas, em estado de vulnerabilidade social. Então, acreditamos que essa doação é uma forma de retribuir ao município. O Condor tem esta iniciativa em todas as cidades que possui lojas. Estamos muito felizes em ajudar esta cidade que tão bem nos acolheu”, afirmou.

A prefeita Marli Paulino agradeceu a rede de supermercados pelas doações, afirmando que esta é uma atitude a ser seguida por outras empresas. “Recebemos essas doações com muita alegria e satisfação. Tenho certeza que essas doações do Condor vão ajudar bastante àquelas famílias que mais precisam neste momento, devido às dificuldades geradas pela pandemia. Nós agradecemos esse apoio, essa parceria que é um bom exemplo a ser seguido” afirmou. 

Espaço terá cerca de 580 m² e término previsto para o primeiro semestre do próximo ano

No próximo dia 05 de maio inicia a construção de mais uma Unidade de Saúde em Pinhais. Será localizada no bairro Atuba, entre a Avenida Jacob Macanhan e as Ruas Crescêncio Batista e Manoel Lucas Evangelista Neto, região popularmente conhecida como Perdizes. A Ordem de Serviço para esta obra foi assinada pela prefeita Marli Paulino nesta segunda-feira (19). A construção tem previsão de término para o primeiro semestre do próximo ano.

A Unidade terá cerca de 580 m² de área construída e contará com cinco consultórios, farmácia, sala de odontologia, escovário, salas para curativo, para aplicação de vacinas, de triagem, armazenado e de coleta de sangue. Além disso, o espaço terá copa, refeitório, sala para as agentes de saúde, dois vestiários - masculino e feminino, sala da administração, banheiros masculino e feminino, dois banheiros com acessibilidade e sala de espera com 58,44 m².

Durante a assinatura, a prefeita Marli enfatizou a importância da construção dessa Unidade de Saúde em Pinhais, que faz parte do seu Plano de Governo. “Nos primeiros quatro meses de gestão já demos andamento a pelo menos um quarto das nossas propostas de gestão e a saúde é uma das nossas prioridades. No ano passado investimos mais do que determina por Lei nesta área e ficamos muito felizes em poder iniciar a construção de mais uma Unidade”. 

Também participaram a vice-prefeita, Rosa Maria; Alexandre Garzaro, da A. Garzaro Construções Civis - EIRELI - empresa que executará a obra; os secretários de Saúde (Semsa), Adriane da Silva Jorge Carvalho, e de Obras Públicas (Semop), Mário Stier; Cristina Espinola e Bruno Conrado dos Santos da Semop. 

 

Iniciativa já realizada pelo município estende o horário de aplicação das vacinas contra a Covid-19 para atender pessoas idosas

Doze municípios paranaenses participaram do lançamento da campanha do Governo do Estado, Corujão da Vacinação, que estende o horário de aplicação das vacinas contra a Covid-19 até a meia noite. A iniciativa teve início nesta quinta-feira (15) e Pinhais foi uma das cidades escolhidas para o lançamento.

Na ocasião, esteve presente no município, representando o Governo Estadual, o diretor do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), Mário Marques Guimarães Neto, o Marinho. Ele, juntamente com outros integrantes do governo, esteve na Unidade de Saúde da Família Perdizes, localizada no bairro Atuba. O grupo foi recepcionado pela secretária de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho, e pelo secretário de Governo, Ricardo Augusto Pinheiro, e acompanharam algumas visitas da equipe de profissionais da unidade que aplicaram a vacina nas casas de alguns moradores.

Marinho destacou que visitou o Expotrade e acompanhou o bom trabalho realizado e a organização do sistema drive-thru, além de elogiar a iniciativa da cidade que já faz a aplicação da vacinação em horário estendido. “Hoje iniciamos em parceria com alguns municípios o Corujão da Vacinação. Essa é uma campanha do Governo do Paraná para fortalecer a vacinação que já vem acontecendo, a campanha Vacina Paraná de Domingo a Domingo, com o objetivo que possamos atender as pessoas idosas a partir das 18 horas, para aquelas que durante o dia não podem se dirigir até a unidade de saúde. Ficamos felizes, pois Pinhais já vem fazendo este trabalho há algum tempo, vacinando as pessoas em casa”, parabenizou.

A secretária de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho, enfatizou a parceria com o Governo do Estado e parabenizou pela iniciativa que é uma estratégia criada para reforçar a aplicação da vacina. “Participar deste lançamento é motivo de muita alegria para nós. Sempre que chegam novas doses, buscamos trabalhar com esses horários estratégicos. Esse é um procedimento que Pinhais adota desde o início da vacinação. Àquelas pessoas com mais de 75 anos que moram no município, por exemplo, receberam a vacina em suas casas, em horário estendido, e desta forma agilizamos a aplicação. Então, a nossa estratégia, é ao chegar novas doses, aplicar as vacinas aos munícipes o mais rápido possível” afirmou Adriane.

Vacinômetro

Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde, até o final da tarde de quinta-feira (15), cerca de 13% da população do Paraná recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19, o equivalente a 1.350.397 pessoas. Outra informação, é que o estado aguarda o recebimento de mais de 368 mil doses que serão destinadas pelo Governo Federal.

Pelo site Vacinômetro (http://bi.pr.gov.br/COVID/) é possível acompanhar o relatório das doses distribuídas e aplicadas em todo o estado do Paraná.

Já para acompanhar as informações da vacinação do município, acesse o site da Prefeitura (www.pinhais.pr.gov.br) ou o site coronavirus.pinhais.pr.gov.br.

A nova sede será na Avenida Ayrton Senna da Silva, 2842, bairro Estância Pinhais

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semde), da Prefeitura de Pinhais, passa a atender em novo endereço. A nova sede da Semde será na Avenida Ayrton Senna da Silva, 2842, bairro Estância Pinhais.

A Agência do Trabalhador, que é vinculada ao Departamento de Geração de Emprego e Renda, também passa a funcionar no novo endereço. “A população será atendida pela equipe da Agência no novo local a partir da próxima segunda-feira (19). A Cooperativa de Criações Artesanais de Pinhais (Criarte) também mudou de endereço e agora está instalada no Bosque Municipal”, explica Sydney José Carvalho da Rocha, do Departamento de Administração.

Serviço

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico passa a atender na Avenida Ayrton Senna da Silva, 2842, no bairro Estância Pinhais. Atendimento: segunda a sexta-feira das 8h às 17h. Telefone: (41) 3912-5645 E-mail: [email protected]Pinhais.pr.gov.br

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