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Nesta primeira etapa, serão vacinadas crianças (de 6 meses a menores de 6 anos), gestantes e puérperas conforme a disponibilidade das doses repassadas ao

Na próxima segunda-feira (12), terá início a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Nesta primeira etapa, serão vacinadas crianças (de 6 meses a menores de 6 anos), gestantes e puérperas conforme a disponibilidade das doses repassadas ao município.

O início da vacinação será às 14h em todas as Unidades de Saúde da Família de Pinhais. É obrigatória a apresentação de documento pessoal e é importante levar a carteira de vacinação da criança para que seja realizada a atualização. Ressalta-se que todas as medidas de prevenção à transmissão da Covid-19 nas ações de vacinação contra Influenza serão adotadas.

Conforme a disponibilidade de doses, a vacinação contra a influenza será realizada seguindo o cronograma:

1ª etapa- a partir de 12 de abril: crianças (6 meses a menores de 6 anos), gestantes e puérperas.

2ª etapa- a partir de 11 de maio: idosos com 60 anos e mais, professores.

3ª etapa- a partir de 9 de junho: comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte, coletivo rodoviário passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Neste ano, a campanha de vacinação contra a influenza coincidirá com a realização da vacinação contra a Covid-19. Diante disso, a orientação do Ministério da Saúde é que seja priorizada a administração da vacina contra a Covid-19, para pessoas contempladas nos grupos prioritários. Nestas situações, deve-se respeitar o intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação contra a influenza permitirá, ao longo de 2021, prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19. As ações de imunizações continuam a ser extremamente importantes para a proteção contra a influenza e devem ser mantidas apesar de todos os desafios frente à circulação contínua ou recorrente do SARS-CoV-2.

 

Na última segunda-feira, (29), o Conselho Municipal da Juventude de Pinhais (CMJ) realizou a reunião ordinária para a escolha da nova diretoria da entidade. O encontro aconteceu de forma virtual pelo Google Meet.

Como há alternância na presidência da entidade a cada dois anos, obedecendo ao regimento interno do CMJ, a nova gestão tem a frente um representante da área governamental, pois até então o cargo estava sendo ocupado por um representante não governamental.

O novo presidente do Conselho da Juventude é Vilmar Rodrigues Júnior, que foi eleito por aclamação. A vice-presidência será ocupada por Thiago Souza Jorge, conselheiro da área não governamental, representante do Colégio Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco. A nova gestão conduzirá os trabalhos da entidade pelos próximos dois anos, biênio 2021 a 2023.

Além da escolha da nova diretoria, a reunião definiu os integrantes que vão representar o CMJ no Comitê Gestor do Centro da Juventude (CJ) e no Fórum da Diversidade. Foram referendados os nomes de Matheus da Silva (titular), Luis Armando Andreolli (suplente), Israel Carlos Ribeiro (titular) e Thiago Souza Jorge (suplente) para o Comitê Gestor do CJ. Já para representar o conselho no Fórum da Diversidade, foram aprovados os nomes das conselheiras Mariana Anelise H. Martins (titular) e Edna dos Santos Sousa (suplente).

Esta foi à primeira reunião do ano do CMJ que, recentemente, no mês de fevereiro, promoveu a assembleia geral para escolha dos novos integrantes da sociedade civil, que é composto pelos seguintes representantes das entidades locais: Bernardo Guido de Carvalho e Beatriz Rosana F. de Morais (Grupo Escoteiro Grupo Pingo D'água), Carolina Ernandez de Lima e Neemias Cordeiro da Silva (Faculdade de Pinhais – FAPI), Edna dos Santos Sousa (Fórum da Diversidade), Fernanda de Jesus e Israel Carlos Ribeiro (Associação de Moradores Jd. Jerivá), Mariana Anelise H. Martins e Jonathan Isaias A. Santos (Diretório Partido dos Trabalhadores), Matheus da Silva (Associação de Moradores Pineville), Rafaela Maycot Santos (Conselho Regional de Psicologia do Paraná) e Thiago Sousa Jorge (C.E. Humberto de Alencar Castelo Branco).

A próxima reunião do Conselho da Juventude de Pinhais ocorrerá de forma virtual e está marcada para o dia 8 de abril, próxima quinta-feira, às 15 horas.

As novas medidas entraram em vigor já no ato da publicação e permitem o funcionamento de parte das atividades

A Prefeitura de Pinhais publicou decreto regulamentando o funcionamento dos serviços não essenciais. As novas medidas entraram em vigor já no ato da publicação e permitem o funcionamento de parte das atividades, com restrições de horário e respeitando as medidas sanitárias de combate ao Coronavírus.

Continua suspenso, em consonância com o Governo do Estado e Curitiba, o funcionamento de serviços e atividades destinadas ao entretenimento como casas de shows e atividades correlatas; estabelecimentos destinados a mostras comerciais, feiras de varejo, eventos técnicos, congressos, convenções; locais destinados à eventos sociais e atividades correlatas, tais como casas de festas, de eventos ou recepções, incluindo aquelas com serviços de buffet, bem como parques infantis e temáticos; casas noturnas; reuniões com aglomeração de pessoas, incluindo eventos, comemorações, assembleias, confraternizações, encontros familiares ou corporativos, em espaços de uso público, localizados em bens públicos ou privados.

Fica restrita a circulação de pessoas, no período de 23h às 5h, em espaços e vias públicas, salvo em razão de atividades ou serviços essenciais e casos de urgência e está proibido o consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas.

Confira todos os detalhes no decreto, acessando o link: Decreto 268/2021

No entanto, algumas medidas continuam restritas como a proibição da circulação de pessoas entre 20h e 5h, e a venda de bebidas alcóolicas

O Governo do Estado revogou o decreto que previa regras de circulação mais rígidas em Pinhais e outros 10 municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Dessa maneira, está autorizado o retorno das atividades não essenciais nas cidades do chamado Primeiro Anel, aquelas mais próximas à Capital, já nesta segunda-feira (5).

Apesar de contar com algumas restrições, atividades comerciais na rua, galerias, centro comerciais e serviços não essenciais dos municípios com mais de 50 mil habitantes, como é o caso de Pinhais, poderão funcionar das 10 horas às 17 horas, de segunda a sexta-feira, com limitação de 50% de ocupação. Já aos sábado o atendimento deve ser exclusivamente nas modalidades delivery e drive-thru, das 10 horas às 17 horas.

Continua proibida a circulação de pessoas entre as 20h e 5h. Além disso, não está permitido a venda e consumo de bebidas alcóolicas em espaços de uso público e coletivo no mesmo horário, em todos os dias da semana.

O decreto mantém suspensas atividades que causem aglomerações, como casas de shows, circos, teatros, cinemas e museus; os destinados a eventos sociais e atividades correlatas em espaços fechados, como casas de festas, de eventos, incluídas aquelas com serviços de buffet; os estabelecimentos destinados à mostras comerciais, feiras, eventos técnicos, congressos e convenções; bares, casas noturnas e correlatos; além de reuniões com aglomeração de pessoas, encontros familiares e corporativos.

As atividades religiosas devem seguir a regulamentação da Secretaria da Saúde publicada em 26 de fevereiro, especificada na Resolução 221/221.

​As aulas presenciais da rede estadual continuam suspensas. Já as escolas particulares estão autorizadas a funcionar no modelo híbrido.

 

Confira o decreto completo no link: 7230/21

 

A queda foi de 13% no número de doadores entre fevereiro e março. Essa redução implica em 33% do estoque de distribuição, considerando que cada bolsa de sangue pode produzir até quatro hemocomponentes.

 

 

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) registrou uma queda de 13% no número de doadores entre fevereiro e março no Estado. Essa redução implica em 33% do estoque de distribuição, considerando que cada bolsa de sangue pode produzir até quatro hemocomponentes.

“Embora estejamos enfrentando a pandemia da Covid-19, precisamos lembrar que os traumas não param de acontecer, as transfusões continuam sendo necessárias e as doações de sangue são a única maneira de conseguirmos atender os 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos do Paraná que recebem bolsas de sangue da hemorrede”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A diretora do Hemepar, Liana Labres de Souza, faz um apelo à população. “Precisamos da colaboração de todos que estejam aptos a doar. Façam o agendamento no site ou por telefone na unidade mais próxima e doem sangue para que possamos continuar salvando vidas”.

COMO DOAR – O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano. O agendamento das doações pode ser feito no site da Secretaria de Estado da Saúde.

SEGURANÇA – O Hemepar segue protocolos de segurança para prevenção da Covid-19 como o agendamento e recepção de oito pessoas a cada meia hora para evitar aglomerações, utilização de álcool gel 70% e profissionais que atuam no atendimento devidamente paramentados.

QUEM TOMOU VACINA PODE DOAR? – Pessoas imunizadas contra a Covid-19 podem fazer doações de sangue normalmente, desde que aguardem o período estipulado para cada tipo de vacina.

A Coranovac/ Butantan estabelece um prazo de 48 horas após o recebimento para que o cidadão possa fazer doação de sangue, e a AstraZeneca/Fiocruz pede o intervalo de sete dias para a doação.

PLASMA HIPERIMUNE – Pessoas que já se recuperaram da Covid-19 podem ajudar outros pacientes de uma forma bastante simples: doando plasma. Um dos componentes sanguíneos, justamente a parte líquida do sangue, o plasma de pacientes que tiveram a doença pode concentrar uma grande quantidade de anticorpos que agem no combate à infecção. É o chamado plasma hiperimune ou plasma convalescente. Para isso, o paciente recuperado precisa esperar até 45 dias do diagnóstico do RT-PCR ou 30 dias após o fim dos sintomas. Também é necessário agendar a coleta no Hemepar.

 

A queda foi de 13% no número de doadores entre fevereiro e março. Essa redução implica em 33% do estoque de distribuição, considerando que cada bolsa de sangue pode produzir até quatro hemocomponentes.

 

 

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) registrou uma queda de 13% no número de doadores entre fevereiro e março no Estado. Essa redução implica em 33% do estoque de distribuição, considerando que cada bolsa de sangue pode produzir até quatro hemocomponentes.

“Embora estejamos enfrentando a pandemia da Covid-19, precisamos lembrar que os traumas não param de acontecer, as transfusões continuam sendo necessárias e as doações de sangue são a única maneira de conseguirmos atender os 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos do Paraná que recebem bolsas de sangue da hemorrede”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A diretora do Hemepar, Liana Labres de Souza, faz um apelo à população. “Precisamos da colaboração de todos que estejam aptos a doar. Façam o agendamento no site ou por telefone na unidade mais próxima e doem sangue para que possamos continuar salvando vidas”.

COMO DOAR – O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano. O agendamento das doações pode ser feito no site da Secretaria de Estado da Saúde.

SEGURANÇA – O Hemepar segue protocolos de segurança para prevenção da Covid-19 como o agendamento e recepção de oito pessoas a cada meia hora para evitar aglomerações, utilização de álcool gel 70% e profissionais que atuam no atendimento devidamente paramentados.

QUEM TOMOU VACINA PODE DOAR? – Pessoas imunizadas contra a Covid-19 podem fazer doações de sangue normalmente, desde que aguardem o período estipulado para cada tipo de vacina.

A Coranovac/ Butantan estabelece um prazo de 48 horas após o recebimento para que o cidadão possa fazer doação de sangue, e a AstraZeneca/Fiocruz pede o intervalo de sete dias para a doação.

PLASMA HIPERIMUNE – Pessoas que já se recuperaram da Covid-19 podem ajudar outros pacientes de uma forma bastante simples: doando plasma. Um dos componentes sanguíneos, justamente a parte líquida do sangue, o plasma de pacientes que tiveram a doença pode concentrar uma grande quantidade de anticorpos que agem no combate à infecção. É o chamado plasma hiperimune ou plasma convalescente. Para isso, o paciente recuperado precisa esperar até 45 dias do diagnóstico do RT-PCR ou 30 dias após o fim dos sintomas. Também é necessário agendar a coleta no Hemepar.

 

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) registrou uma queda de 13% no número de doadores entre fevereiro e março no Estado. Essa redução implica em 33% do estoque de distribuição, considerando que cada bolsa de sangue pode produzir até quatro hemocomponentes.

“Embora estejamos enfrentando a pandemia da Covid-19, precisamos lembrar que os traumas não param de acontecer, as transfusões continuam sendo necessárias e as doações de sangue são a única maneira de conseguirmos atender os 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos do Paraná que recebem bolsas de sangue da hemorrede”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A diretora do Hemepar, Liana Labres de Souza, faz um apelo à população. “Precisamos da colaboração de todos que estejam aptos a doar. Façam o agendamento no site ou por telefone na unidade mais próxima e doem sangue para que possamos continuar salvando vidas”.

COMO DOAR – O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano. O agendamento das doações pode ser feito no site da Secretaria de Estado da Saúde.

SEGURANÇA – O Hemepar segue protocolos de segurança para prevenção da Covid-19 como o agendamento e recepção de oito pessoas a cada meia hora para evitar aglomerações, utilização de álcool gel 70% e profissionais que atuam no atendimento devidamente paramentados.

QUEM TOMOU VACINA PODE DOAR? – Pessoas imunizadas contra a Covid-19 podem fazer doações de sangue normalmente, desde que aguardem o período estipulado para cada tipo de vacina.

A Coranovac/ Butantan estabelece um prazo de 48 horas após o recebimento para que o cidadão possa fazer doação de sangue, e a AstraZeneca/Fiocruz pede o intervalo de sete dias para a doação.

PLASMA HIPERIMUNE – Pessoas que já se recuperaram da Covid-19 podem ajudar outros pacientes de uma forma bastante simples: doando plasma. Um dos componentes sanguíneos, justamente a parte líquida do sangue, o plasma de pacientes que tiveram a doença pode concentrar uma grande quantidade de anticorpos que agem no combate à infecção. É o chamado plasma hiperimune ou plasma convalescente. Para isso, o paciente recuperado precisa esperar até 45 dias do diagnóstico do RT-PCR ou 30 dias após o fim dos sintomas. Também é necessário agendar a coleta no Hemepar.

A iniciativa é fruto da parceria com o SEBRAE e acontece das 9h às 12h na próxima quarta-feira (31)

 

Na próxima quarta-feira (31) a Sala do Empreendedor de Pinhais disponibiliza uma oficina on-line de orientação para acesso ao crédito. A iniciativa é fruto da parceria com o SEBRAE e acontece das 9h às 12h.

O objetivo da oficina, que será ministrada pelo palestrante Eron Marchiori, é contribuir para que o empreendedor possa conhecer um pouco mais e se preparar para acessar e utilizar o crédito de forma compatível com a real necessidade de seu negócio, além de obter o melhor resultado possível desta operação. 

Por meio das informações que serão repassadas durante a oficina, será possível planejar e organizar as finanças da empresa, entender como se relacionar com instituições e conhecer quais as condições para a concessão de crédito.

Serviço

Interessados em participar devem fazer inscrição por meio do formulário disponível no link: https://forms.gle/3g5qDuMVySoRnz1PA

Mais informações pelo telefone 3912-5683. 

O Governo do Estado atualizou e prorrogou o decreto de medidas restritivas para o combate à Covid-19. Entre as regras está a reabertura de parques e bosques, exclusivamente para a prática de atividades individuais ao ar livre, com uso de máscaras e que não envolvam contato físico entre as pessoas. Portanto, a partir desta segunda-feira, 29, estes locais funcionarão das 6h às 21h, todos os dias da semana.

Lançado no ano passado, o documento está vigente e permite que a administração municipal repasse itens às pessoas em vulnerabilidade social cadastradas na Assistência Social

 

Por meio do Chamamento Público 017/2020 a Prefeitura de Pinhais recebe doações de materiais, equipamentos para trabalhadores da rede de saúde e de meio ambiente, além de alimentos, kits de limpeza e higiene pessoal. Lançado no ano passado, o documento está vigente e permite que a administração municipal repasse itens às pessoas em vulnerabilidade social cadastradas na Assistência Social e que tiveram suas atividades diretamente afetadas em decorrência da pandemia da Covid-19.

“No momento precisamos reforçar a divulgação do Chamamento Público que no seu lançamento teve um bom retorno de doações. Hoje, pela situação ter se agravado precisamos unir forças, poder público e sociedade, para atender um maior número de famílias”, afirma Gizeli Filius, do Departamento de Proteção Social Básica, da Secretaria Municipal de Assistência Social.

O chamamento, que está disponível no link permanece vigente pelo tempo que perdurar a situação de emergência e interessados poderão habilitar-se a qualquer tempo. As doações somente serão recebidas mediante coleta, sendo que cada Secretaria ficará responsável por esta. 

O documento dispõe ainda que, ao final da situação, as Secretarias contabilizarão e divulgarão a quantidade de materiais recebidos, bem como as pessoas beneficiadas. Esclarece ainda que não serão aceitos dinheiro ou outros produtos que não estejam na listados no documento.

Confira os itens solicitados pela Secretaria de Assistência Social:

Alimentos que podem compor uma cesta básica com itens não perecíveis, tais como: achocolatado; açúcar extrafino; arroz branco ou parboilizado; biscoito doce ou salgado; café; Canjica; ervilha em conserva; extrato de tomate;Farinha de mandioca; farinha de milho; Farinha de trigo; feijão preto ou carioca; fubá de milho; gelatina; leite em pó ou de líquido de caixinha; lentilha; macarrão com ou sem ovos ou instantâneo; milho em conserva; milho para pipoca; óleo de soja; sal refinado; sardinha em lata com óleo.

Itens que podem compor um kit limpeza tradicional, tais como: água sanitária; amaciante de roupas; desinfetante de uso geral; detergente; esponja para louça; lã de aço; limpador multiuso; sabão em barra; sabão em pó; sacos de lixo.

Itens que podem compor kit de higiene pessoal, tais como: absorvente higiênico; aparelho de barbear; creme dental; desodorante masculino e feminino; escova dental; fio dental; fralda descartável infantil e geriátrica; hastes flexíveis de algodão; papel higiênico; sabonete em barra; shampoo.

Serviço

Informações e agendamentos da coleta dos materiais poderão ser feitos de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h, o contato pode ser feito pelo e-mail: [email protected]Pinhais.pr.gov. br.

Acesse o documento completo no link: 

https://pinhais.atende.net/?pg=diariooficial&texto=34099&edicao=898

Medida faz parte de um conjunto de ações propostas pelo Programa de Recuperação das Atividades Econômicas, o Superação

Em decorrência do agravamento da pandemia do Coronavírus, que tem gerado consequências econômicas graves, a Prefeitura de Pinhais decidiu prorrogar o prazo de pagamento das parcelas do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Esta medida faz parte de um conjunto de ações, propostas pelo Programa de Recuperação das Atividades Econômicas, o Superação, criado para estimular o crescimento econômico e com o objetivo de amenizar os impactos causados pela pandemia .

Pelo decreto, publicado nesta quarta-feira (24), foi definida a prorrogação do IPTU da seguinte forma:

- 1ª parcela com vencimento original em 15/03/2021, fica com vencimento para 15/09/2021;

- 2ª parcela com vencimento original em 15/04/2021, fica com vencimento para 15/10/2021;

- 3ª parcela com vencimento original em 17/05/2021, fica com vencimento para 15/11/2021;

- 4ª parcela com vencimento original em 15/06/2021, fica com vencimento para 15/12/2021.

Serviço

Para obter mais informações, entre em contato com a Secretaria de Finanças. As informações sobre o IPTU podem ser solicitadas pelos telefones 3912-5180 e 98862-0413, ou pelo e-mail [email protected]Pinhais.pr.gov.br. 

O Fundo de Aval Garantidor é voltado aos micros e pequenos empreendedores e produtores da agricultura familiar

Como forma de auxiliar na recuperação de atividades econômicas, a Prefeitura de Pinhais criou o Fundo de Aval Garantidor. A iniciativa, que faz parte do Plano Superação, é voltada aos micros e pequenos empreendedores e produtores da agricultura familiar, de Pinhais

Um dos maiores entraves enfrentados pelos pequenos empreendedores, para acessar as linhas de crédito disponíveis no mercado, é a falta ou a insuficiência de garantias disponibilizadas, inviabilizando a concessão dos empréstimos solicitados. Agora em Pinhais, esse público poderá contar com este apoio.

O Fundo de Aval Garantidor será capaz de alavancar até R$ 5 milhões em empréstimos aos micro e pequenos empreendedores de Pinhais, por meio de garantias complementares às operações de crédito contratadas, possibilitando maior número de empréstimos às empresas locais. Com isso, a Prefeitura de Pinhais atua de forma concreta na atenção aos empreendedores. 

Superação

O Programa de Recuperação das Atividades Econômicas no município, Plano Superação, contempla uma gama de ações que vão ao encontro das necessidades que surgiram com a chegada da pandemia no ano de 2020. Criado por um grupo de técnicos, a iniciativa traz um leque de ações integradas que visam estimular a economia local e amenizar os impactos provocados pela pandemia. O conjunto de programas e projetos que compõem o plano é resultado de um planejamento traçado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com as Secretarias de Finanças, Saúde e Assistência Social.

Banco do Empreendedor de Pinhais

Também à disposição dos empresários do município está o Banco do Empreendedor de Pinhais. Por meio da parceria com a Fomento Paraná, o banco auxilia empreendedores de micro, pequeno e médio porte, em projetos de implantação, modernização e ampliação de atividades comerciais, industriais e de serviços. A iniciativa visa ampliar a base produtiva no Estado, facilitar o acesso ao crédito e promover a geração de emprego e renda.

Podem obter recursos do Microcrédito todas as pessoas físicas e jurídicas empreendedoras de atividades produtivas de pequeno porte, ou seja, aquelas que obtenham receita bruta igual ou inferior a R$ 360 mil em cada ano-calendário.

Consulte o Agente de Crédito e agende um atendimento para conhecer as linhas de crédito disponíveis. O agente de crédito o orientará em relação às linhas de crédito disponibilizadas pela Fomento Paraná, e ajudará a preparar, conferir e encaminhar os documentos  e as propostas de financiamento por meio do sistema FomentoNet.

Em atividade desde 2016, o Banco do Empreendedor já ajudou a liberar mais de 5 milhões em crédito para as micro e pequenas empresas do município. A expectativa é  dobrar esse montante em 2021.

Serviço

Para mais informações sobre o Banco do Empreendedor de Pinhais entre em contato com o Agente de Crédito Aroldo Bertassoni Biss: telefones: 3912-5647/ 99206-4160 (WhatsApp).

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