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O Banco de Ração Municipal está precisando de doações. O programa atende animais do município que se enquadram nos critérios estabelecidos. No momento, o setor administrado pela Secretaria de Meio Ambiente, necessita de doações, visto que seu estoque está reduzido.

Criado pela Lei 2039/2018, o Banco de Ração Municipal atende nas seguintes situações: animais de famílias em situação de vulnerabilidade, previamente cadastradas nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) de Pinhais, bem como no Programa de Atenção Continuada (PAC) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com provimento de ração em caráter temporário; animais de pessoas com diagnóstico de transtorno da acumulação, quando associado à vulnerabilidade e restrições socioeconômicas, com oferta em caráter temporário e condicionado à previsão de tratamento para a doença; animais em situação de abandono em imóvel desocupado, seja por mudança de endereço ou por falecimento dos responsáveis pelos animais, se confirmado pela fiscalização ambiental do município; e animais que se encontram sob a guarda ou cuidados de protetoras ou ONGs previamente cadastradas.

Serviço

Podem doar pessoas físicas e jurídicas que devem procurar a Secretaria de Meio Ambiente localizada na Rodovia João Leopoldo Jacomel, 11.427, Centro. Para agendar a entrega ligue para 3912-5705 ou 3912-5707.

São profissionais de diferentes áreas, recém-formados, que irão trabalhar nas 21 regionais do órgão. Cada residente receberá bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 1,9 mil e o contrato tem duração de dois anos.

 

O Instituto Água e Terra (IAT) recebe nesta segunda-feira (22) mais 100 novos residentes ambientais. Essa é a 3ª edição do Programa de Residência Técnica em Engenharia e Gestão Ambiental que receberá profissionais de diferentes áreas, recém-formados, que irão trabalhar nas 21 regionais do órgão.

O programa é coordenado pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e desenvolvido em parceria com as Universidades Estaduais do Paraná. Nessa edição, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) será parceira no desenvolvimento das atividades.

“Esses jovens apresentam grandes resultados ao órgão. Eles mostram muita habilidade e competência”, afirma o secretário Márcio Nunes.

O contrato tem duração de 24 meses, oferece bolsa-auxílio mensal de R$ 1,9 mil e Curso de Especialização em Engenharia e Gestão Ambiental, ofertado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), na modalidade EAD, com carga horária total de 500 horas e previsão de conclusão em maio de 2023.

“O programa tem grande importância na qualificação profissional de cada um, além de reforçar nossa equipe para entrega de resultados mais ágeis e eficientes”, ressalta o diretor-presidente do IAT, Everton Souza.

VAGAS – As inscrições encerraram em 23 de novembro e os selecionados são das seguintes áreas: Engenheiro Ambiental ou Gestor Ambiental (15), Analista de Sistemas (2), Engenheiro Florestal (13), Engenheiro Agrônomo ou Engenheiro Agrícola (9), Engenheiro Químico ou Químico ou Engenheiro de Energia (9), Engenheiro Cartógrafo ou Engenheiro Agrimensor (5), Administração (2), Engenheiro Civil (16), Geógrafo (4), Médico Veterinário (4), Biólogo (8), Geólogo ou Engenheiro de Minas ou Engenheiro de Energia (9), Direito (4).

Esses 100 profissionais se juntam aos 200 residentes que já atuam no órgão.

EXPERIÊNCIA – Muitos residentes vêm de outros municípios, ou até mesmo de outros Estados com o objetivo de aprimoramento profissional por meio do programa. É o caso de Evelyn Jacques de Almeida, formada em Engenharia de Pesca pela Universidade Estadual de Santa Catarina, e foi selecionada na 2ª edição do programa, em novembro de 2019. Ela veio para Curitiba e já passou por dois setores no IAT: licenciamento ambiental para hidrelétricas e agora faz parte da diretoria de Patrimônio Natural, trabalhando com demandas da Ilha do Mel.

“Eu vejo que os técnicos confiam nas minhas informações de apoio e tenho desenvolvido bastante a minha parte escrita técnica e de comunicação”, disse Evelyn. “Concluo a residência no final do ano e tenho certeza que levarei uma importante bagagem profissional”.

 

Quase R$ 9 milhões foram liberados. Linha Paraná Recupera – Transportes, criada pelo Fomento Paraná, é destinada a transportadores proprietários de vans que atuam no transporte escolar e de universitários, de trabalhadores de empresas ou do segmento de turismo e eventos.

 | Pedro Ribas/SMCS

Empreendedores informais, MEIs, ou de micro e pequenas empresas que atuam no transporte escolar ou com atividades ligadas ao turismo e eventos contrataram quase R$ 9 milhões em empréstimos concedidos pela Fomento Paraná por meio da linha Paraná Recupera - Transportes. Já são 1.005 proprietários de vans de diversas regiões do Estado atendidos pela linha de crédito, a partir de recursos do Tesouro Estadual aportados pela Secretaria da Fazenda, no Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE).

De acordo com o diretor-presidente da instituição, Heraldo Neves, que recebeu as entidades que representam o segmento, os donos de vans foram muito prejudicados com a paralisação completa das atividades a partir de março do ano passado, com o fechamento das escolas e universidades, a redução drástica das viagens turísticas e da proibição de promover eventos.

“O crédito em condições facilitadas de prazo, garantia e taxas de juros com recursos do FDE foi a forma que o Governo do Estado, a partir da determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior, disponibilizou para dar um certo fôlego financeiro no momento mais crítico da pandemia, até que as atividades possam ser retomadas, destacou Neves.

De acordo com o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros por Fretamento de Curitiba e Municípios do Paraná, Andre Willy Isaak, a linha de crédito Paraná Recupera – Transportes representou um grande alento para os empreendedores do segmento, pois além de escolas, universidades e do turismo, muitas empresas que usam o transporte de empregados por fretamento também reduziram o serviço, ou fecharam por algum tempo, afetando a renda dos transportadores.

“Fomos pedir ajuda ao Governo do Estado e fomos bem recebidos. A Fomento Paraná nos apresentou as soluções de prateleira, mas também trabalhou na criação de uma linha especial, com excelentes condições de taxas de juros, carência e prazo de pagamento. Agora, com a chegada das vacinas, estamos otimistas e esperamos a retomada da economia para que o segmento possa se recuperar e os transportadores possam honrar os compromissos assumidos”, afirma Isaak.

PARANÁ RECUPERA - Para levar o crédito mais rapidamente aos transportadores de vans foi utilizada a mesma plataforma de processamento desenvolvida para criar a linha Paraná Recupera, que em nove meses liberou R$ 120 milhões em empréstimos para 23,3 mil empreendedores informais, MEIs, micro e pequenas empresas, com recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE).

Moradora de Campo Largo, Vera Lucia Pereira presta serviço de vans escolares na prefeitura do município, na Região Metropolitana de Curitiba, e ficou sem serviço com o fechamento das escolas, já no início da pandemia. Como não tinha fluxo de caixa para manter os funcionários contratados buscou um financiamento da Fomento Paraná. “O crédito ajudou a dar uma amenizada nos efeitos e os nove meses de carência para começar a pagar deram um fôlego”.

Greicy Kelly Ferreira tem uma van escolar e presta serviço para pais e alunos das redes estadual e municipal em Curitiba. Ela assumiu o negócio que era da mãe, que faleceu há seis anos, mas ficou com problemas com os clientes encerrando os contratos em 2020 por causa das escolas fechadas na pandemia.

“O ano passado foi muito complicado. Eu tinha 58 alunos em março. De repente, não tinha mais nenhum cliente. Alguns pais ainda me ajudaram pagando metade da mensalidade sem o serviço prestado até o fim do ano”, lembra Greicy.

Para a manter as contas da casa em dia ela buscou um financiamento da linha Paraná Recupera – Transporte. “O crédito foi muito importante para ajudar a manter minha família nesse período de inatividade”.

Com o ano escolar de 2021 começando, ainda que de forma híbrida, ela espera voltar a atender os alunos pelo menos parcialmente. “A expectativa é ter pelo menos metade dos alunos para manter a van”.

CONDIÇÃO PARA O CRÉDITO - A Paraná Recupera - Transportes é uma linha de microcrédito que atende desde empreendedores informais (sem CNPJ), mas que iniciaram nesta atividade produtiva antes de 31 de dezembro de 2019, até micro e pequenas empresas e, também, Microempreendedores Individuais (MEIs).

Os empréstimos estão limitados a R$ 5 mil para os informais ou empreendimentos formalizados com menos de 12 meses de atividade. Para empreendedores com mais de 12 meses de atividade e que tenham faturamento anual de até R$ 360 mil o limite de crédito é de R$ 10 mil.

Pequena empresa registrada até 16 de março de 2020 e com faturamento anual de R$ 360 mil a R$ 4,8 milhões pode solicitar até R$ 10 mil, para quem tem menos de 12 meses de atividade registrada. Acima desse período o limite é de R$ 20 mil.

É oferecido um prazo de carência de nove meses a 36 meses para pagamento, com juros de 0,40% ao mês. A análise de crédito e o cadastro são simplificados e a garantia aceita é por aval do titular/sócio. A operação é isenta de tarifas.

ATENÇÃO - É necessário possuir documento de autorização municipal para a atividade transporte de passageiros válido para o ano de 2020, com uma das seguintes CNAES (Classificação Nacional de Atividades Econômicas): 4929-9/01, 4929-9/02, 4929-9/03, 4929-9/04, 4929-9/99, 4924-8/00, 4923-0/02.

 

Neste ano, por conta da pandemia, o carnaval de rua foi cancelado em todo o Estado

 

 

O carnaval de 2021 em nada irá se parecer com o de 2020. No ano passado, antes de ser decretado o estado de pandemia, as ruas estavam cheias de foliões. Neste ano, por conta da pandemia, o carnaval de rua foi cancelado em todo o Estado.

Aos comércios fica facultada a possibilidade de atendimento ao público neste período. Em caso de abertura, todos os protocolos de segurança devem ser seguidos em relação aos cuidados para evitar contaminação pelo novo Coronavírus. 

Nas repartições públicas municipais foi decretado ponto facultativo nos dias 15 e 16 de fevereiro (segunda e terça-feira) e até 13h do dia 17 de fevereiro (quarta-feira). Os serviços essenciais funcionarão mediante a organização de escalas pelos setores competentes. Os atendimentos serão retomados em sua totalidade na quarta-feira (17) após as 13h.  

Confira o que fecha em Pinhais durante o carnaval:

Armazém da Família

Agência do Trabalhador

Unidades de Saúde da Família

Agências Bancárias

Posto de Atendimento do Detran

Prédio administrativo da Prefeitura

Estarão abertos:

Unidade de Pronto Atendimento (UPA)

Supermercados

Bares e restaurantes

Comércios em geral

Parques, bosques e praças

Na manhã desta quarta-feira (10), a Guarda Municipal de Pinhais (GM) impediu o ataque de um pitbull contra um homem e uma criança de três anos.

Uma equipe da GM realizava o patrulhamento no bairro Weissópolis, quando ao passar pelo cruzamento da Avenida Iraí com a rua Rio Amazonas, se deparou com um cachorro da raça pitbull atacando um homem que estava passando pelo local com seu sobrinho e um cachorrinho de estimação. Os guardas tentaram parar o ataque, porém foi necessário usar o dispositivo spark, uma arma de choque, para conter o cão. A vítima sofreu apenas escoriações, já o animalzinho de estimação estava com alguns machucados, e o menino, felizmente, não foi atingido. A Secretaria de Meio Ambiente foi acionada e um veterinário prestou atendimento ao pitbull que foi recolhido. Apesar do grande susto, o homem estava bem e disse que o cão, ao ver seu bichinho de estimação andando, tentou atacá-lo.

O superintendente da Guarda Municipal de Pinhais, Dorival Selbach Júnior, falou que o desfecho dessa situação teve um resultado positivo porque a equipe da GM estava fazendo o patrulhamento, justamente no local e momento certo, além de estarem com o equipamento adequado para o caso, sem precisar usar arma de fogo, como já ocorreram em situações semelhantes em outros municípios. Outra questão abordada pelo superintendente, é que os proprietários de cães, especialmente, os de grande porte devem ter ciência que tem responsabilidade sobre os seus animais. “Hoje nos deparamos com vários cães de grande porte circulando pelas vias públicas, isso acontece por descuido do dono. Mesmo que o animal seja dócil, não sabemos a reação que ele terá na rua ou até mesmo em contato com outros animais. Por isso é preciso bastante cuidado, afinal o proprietário pode ser responsabilizado pelos atos do cão, seja por uma lesão corporal leve, grave ou homicídio”, afirmou.

Cadeiras anfíbias, Praia Mansa, Matinhos. (Foto: Maurilio Cheli)

O projeto “Praia Acessível”, que disponibiliza cadeiras anfíbias a pessoa com limitações de locomoção, passou de três para dez as cadeiras nas praias do Paraná, consolidando o que na temporada passada ainda era um projeto-piloto. Criada com intuito principal de possibilitar o acesso de pessoas com dificiência ao mar, o equipamento também virou sucesso entre os idosos com mobilidade reduzida.

Para operar a cadeira anfíbia, socioeducadores foram treinados e ficam à disposição das 10h às 19h em três pontos distintos de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, além de um na Costa Oeste, em uma das prainhas do Lago de Itaipu. Segundo a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social do Paraná, apesar das equipes, é recomendado um acompanhante durante o banho.

Cada banho de mar dura em média de 20 a 25 minutos, mas se não houver fila e a pessoa desejar ficar mais tempo, é possível. Como são flutuantes, os equipamentos permitem que o usuário entre no mar em uma profundidade considerável, porém segura. A secretaria está monitorando o uso das cadeiras e se necessário irá aumentar o número delas para o próximo verão.

 

band news

 

Esta é uma maneira segura e eficiente para que os interessados tenham acesso aos atendimentos sem precisar sair de casa

 

A Agência do Trabalhador de Pinhais disponibiliza diversos serviços on-line. Esta é uma maneira segura e eficiente para que os interessados tenham acesso aos atendimentos sem precisar sair de casa. 

Os atendimentos presenciais também estão sendo realizados. Para ser atendida, a pessoa deve solicitar o serviço fazendo o agendamento previamente e, no dia e horário marcados, comparecer usando máscara de proteção e levar a documentação exigida. Faça o agendamento no site: www.justica.pr.gov.br/trabalho

Para dar entrada no seguro-desemprego, acesse o site www.gov.br, disponível também em aplicativo para celulares - versões “Android e IOS”. A opção digital permite solicitar, cadastrar e acompanhar o requerimento de seguro-desemprego, desde a sua habilitação até o pagamento das parcelas a que tem direito.

Já pelo portal www.empregabrasil.mte.gov.br ou aplicativo Sine Fácil, o cidadão tem a opção de consultar as vagas de emprego disponíveis. O atendimento ao empresário pode ser feito via telefone ou email: [email protected].

Para quem precisa da Carteira de Trabalho, pode adquirir a versão do documento digital, já que a carteira física não é mais utilizada. O trabalhador precisa apenas baixar o aplicativo na loja virtual (Apple Store da Apple e no Play Store do Android) ou pelos sites: www.servicos.mte.gov.br ou www.gov.br/trabalho.

Serviço

Mais informações sobre os serviços disponibilizados pela Agência do Trabalhador de Pinhais pelos telefones 3667-0982 ou 3912-5620.

O trabalho em parceria das forças policiais teve o objetivo de tirar de circulação motocicletas com o escapamento irregular

Nesta quarta-feira (3), a Guarda Municipal de Pinhais (GM) em conjunto com a Polícia Militar realizou uma operação contra motos barulhentas na rua Azaléia, no bairro Jardim Karla.

A operação teve o objetivo de tirar de circulação motocicletas que estão com o escapamento irregular e produzem um barulho excessivo. A situação gera muitas reclamações dos munícipes e retirar os veículos de circulação contribui para diminuir a poluição sonora.

A ação resultou em 20 motocicletas e 1 veículo recolhidos para o pátio da 5ª Companhia da Polícia Militar do Paraná.

Legislação

Qualquer tipo de alteração na motocicleta deve ser feita de acordo com as normas previstas em lei. Contudo, a maioria dos casos de multa por ruído excessivo de moto acontece porque a modificação do escapamento não obedeceu o previsto pela legislação.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 230, inciso VII,  conduzir veículo com sua cor original ou outra característica alterada, como por exemplo o escapamento, constitui infração grave.

As penalidades previstas em lei são: multa de R$195,23, perda de cinco pontos na carteira de habilitação e retenção do veículo até que a situação seja regularizada.

A primeira sessão ordinária de 2021 da Câmara Municipal de Pinhais marcou o início dos trabalhos do poder legislativo

A Câmara Municipal de Pinhais realizou nesta terça-feira (2), a primeira sessão plenária do ano. O encontro marcou o início dos trabalhos da Casa de Leis do município.

A nova legislatura é composta por 17 parlamentares, que pelos próximos quatro anos, período 2021 a 2024, votarão os projetos e leis do município. A Câmara de Pinhais é composta pelos vereadores: André de Paula, Aparecido Sanches, Arnaldo do Vizinho Solidário, Binga, Carlinhos do Eliza, Fabricio Sousa, Fernando Santos, Filho, Jane Carteira, Marcinho (presidente), Paulão, Pioco, Polaco do Pérola, Radialista Joãozinho Ribeiro, Renan Ceschin, Tielo e Tomé.

A primeira sessão ordinária do ano teve a presença da prefeita Marli Paulino, da vice-prefeita Rosa Maria, e dos secretários Ricardo Pinheiro (Governo), Vinicius de Oliveira Martins (Administração) e Bruno Sitima (Cultura, Esporte e Lazer).

A prefeita Marli Paulino cumprimentou os vereadores desejando um ano de bastante trabalho e realizações, enfatizando que a gestão pública está de portas abertas para atender as reivindicações. Ela também frisou que o trabalho na cidade não para. “Em nosso mandato anterior, cumprimos mais de 90% do plano de governo. Nós nunca prometemos para a população aquilo que não podemos cumprir. Os nossos secretários, juntamente com nossos servidores estão preparados para dar continuidade ao que foi apresentado. Desejo aos vereadores um mandato com muitas realizações e podem contar com meu apoio para fazer tudo que a nossa população merece e o melhor para a nossa cidade”, afirmou.

A vice-prefeita Rosa Maria frisou que mesmo com todas as dificuldades geradas pela pandemia a administração tem trabalhado para minimizar os impactos. “Reafirmo o compromisso da nossa administração em um trabalho de parceria, fazendo o melhor para a nossa cidade. Já estamos trabalhando bastante em todas as questões do município, como a economia e a da saúde. Fazemos um esforço para o melhor atendimento e buscamos parcerias, para darmos a melhor resposta para a comunidade. Aos vereadores desta casa destaco a questão de trabalharmos juntos. Podemos ter opiniões ou ideologias diferentes, mas pensemos em uma população que precisa do poder legislativo e executivo em busca de um mesmo objetivo: cuidar bem das pessoas”, disse.

O presidente da Câmara Municipal de Pinhais, vereador Marcinho, enfatizou a presença da prefeita e vice-prefeita na primeira sessão plenária da casa. “A presença da prefeita Marli e da vice Rosa Maria é muito importante para a Câmara. A prefeita colocou a par a nossa população e, a nós, vereadores, o que vai acontecer e o que está programado pela gestão municipal. Isso é importante para que todos estejam informados. Em conjunto com os vereadores, essa parceria, com a prefeita Marli Paulino e a vice-prefeita Rosa Maria, a nossa cidade só tem a crescer”, salientou.

Números são superiores à média estadual que é de 45%

 

Na quarta-feira (20), a Secretaria de Saúde de Pinhais começou a vacinação contra a Covid-19 com as 1.222 doses recebidas do Ministério da Saúde do imunizante CoronaVac/Instituto Butantan. Desse primeiro lote, 96% já foram aplicados em profissionais de saúde e pessoas em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI). 

No último domingo (24), Pinhais recebeu mais 770 doses desenvolvidas pela Oxford/AstraZeneca/Fiocruz. No total, 1.992 doses da vacina contra a Covid-19 foram destinadas para a cidade. Até quarta-feira (27), 1.174 pessoas já tinham sido imunizadas, com um total de 58,9% de vacinas utilizadas. 

De acordo com o balanço divulgado no início da tarde desta quarta-feira (27) pela Secretaria Estadual de Saúde, no Paraná a média é de 45,5% das vacinas utilizadas, Pinhais está bem à frente dessa média estadual. “Isso é reflexo das nossas equipes que estão empenhadas em imunizar o mais rápido possível a nossa população”, destaca a prefeita Marli Paulino.

Ainda, de acordo com a gestora municipal, Pinhais está cumprindo as determinações do Plano Estadual de Vacinação, o qual prioriza grupos de vacinação. “Caso dependesse somente de nós, com certeza já teríamos adquirido novas doses. Mas, assim como em todas as cidades e estados brasileiros, a distribuição é realizada pelo Ministério da Saúde”.

Marli comemora a chegada das vacinas em Pinhais, mas lembra que a pandemia ainda persiste. “Teremos que ter paciência e permanecer com os cuidados de prevenção. A esperança se renovou com a chegada da vacina, mas, infelizmente, ainda levará muito tempo para chegar ao maior número de pessoas”.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) explica que iniciará nesta quinta-feira (28) a utilização da vacina Oxford, o agendamento dos profissionais de clínicas e farmácias, bem como os demais profissionais incluídos no grupo 9 da fase 1 do Plano Estadual de Saúde. A expectativa é nos próximos dias receber a terceira remessa de vacina e poder aumentar o número de vacinados em Pinhais.

Por meio da Secretaria Municipal de Finanças, a Prefeitura de Pinhais faz uma coleta on-line de sugestões para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2022. Para tanto, está disponível no site da Prefeitura um questionário pelo qual a população poderá ser ouvida. 

Devido à pandemia do novo Coronavírus - Covid-19 e às medidas de contenção para evitar a disseminação do vírus, não será possível a realização da Audiência Pública de forma presencial. Portanto, esta foi a maneira encontrada para que os cidadãos de Pinhais possam fazer os apontamentos que julguem necessários. Por meio do questionário, entre outros aspectos, é possível indicar áreas que precisam de investimentos e melhorias nos próximos quatro anos.

É importante salientar que o PPA é um plano de médio prazo que visa estabelecer diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pela Administração Municipal. Também serve de orientação para elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA). Por sua vez, a LDO define as metas e prioridades para o exercício financeiro, orienta a elaboração do orçamento e faz as alterações necessárias na legislação tributária.

 Serviço

 Participe você também da elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2022. Acesse o formulário pelo link: https://bityli.com/QcwfM

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