O Jornal mais lido de Pinhais

Get Adobe Flash player

Campanha Julho Amarelo incentiva a população a fazer o diagnóstico precoce e o tratamento pelo Sistema Único de Saúde

 

A Campanha Julho Amarelo acontece durante esse mês com o objetivo de conscientizar e alertar as pessoas sobre as hepatites. A Organização Mundial de Saúde (OMS) designou, em 2010, o dia 28 de julho como o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais.

No período são realizadas ações de prevenção e atenção às hepatites para incentivar a população a fazer o diagnóstico precoce e o tratamento pelo Sistema Único de Saúde. 

As hepatites são um grupo de doenças que provocam inflamação do fígado e as mais frequentes são as virais. Na maioria das vezes a doença é silenciosa, não apresenta sintomas, logo a necessidade de todos estarem atentos.

Existem alguns tipos de hepatite, sendo que a do tipo A está associada à ingestão de água ou de alimentos contaminados. Para esta infecção existe vacina disponível na rede pública de saúde e deve ser recebida aos 15 meses de idade.

A hepatite do tipo B é uma doença crônica, e caso não haja diagnóstico, pode evoluir por muitos anos, provocando agravos como cirrose, câncer e a falência do fígado. Ela tem vacina que é recomendada em quatro doses também na infância. A principal indicação é para que os bebês recebam a primeira em até 24 horas após o nascimento. Inclusive, a vacina da hepatite B passou a fazer parte do calendário nacional de imunização na década de 90.

Já a hepatite C ainda não tem uma vacina, entretanto, há um tratamento eficaz com cura total da infecção. Ainda há também, mas em menor frequência no país, as hepatites do tipo D e E.

É importante frisar que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para todos os tipos de hepatite, independentemente do grau de lesão do fígado.

A falta do conhecimento da existência da doença é o grande desafio, por isso, a recomendação é que todas as pessoas com mais de 45 anos de idade façam o teste, gratuitamente, em qualquer unidade de saúde e, em caso de resultado positivo, façam o tratamento que está disponível na rede pública de saúde.

Sintomas

Embora seja silenciosa na maioria dos casos, a hepatite pode apresentar sintomas como mal-estar, fraqueza, dor de cabeça, febre baixa, falta de apetite, cansaço, náuseas e desconforto abdominal na região do fígado, icterícia (olhos e pele amarelados), fezes esbranquiçadas e urina escura.

PUBLICIDADE LEGAL

 

PUBLIQUE SÚMULAS

FALE CONOSCO

tudoPinhais@gmail.com

(41) 36638447

 

CONTATO COMERCIAL

atendimento pelo email:

tudoPinhais@gmail.com

 

Visitantes

005424393
Hoje
Ontem
Ultima Semana
Ultimos Mêses
Este Mês
Último Mes
Total Geral
577
3422
19644
5362169
93629
70918
5424393

Your IP: 172.70.134.196
Server Time: 2021-11-28 03:14:37

Facebook