O Jornal mais lido de Pinhais

Get Adobe Flash player

A Sanepar identificou, na noite de segunda (14) uma anomalia na qualidade da água do rio Iguaçu, no Canal de Água Limpa que serve de captação para a Estação de Tratamento de Água (ETA) a maior da Região Metropolitana, com capacidade de produção de até 3.600 litros por segundo. A Sanepar já iniciou seu Protocolo de Atendimento a Emergências Ambientais, buscando auxílio do Instituto Água e Terra (IAT) para identificação da fonte de contágio. A previsão otimista, ou seja, se os testes deram certo, é que o abastecimento volte ao normal a partir da tarde desta quarta (16), nota encaminhada pela Sanepar à redação do Bem Paraná no fim da tarde desta terça.

Com a suspensão do fornecimento, a Sanepar impediu que houvesse queda na qualidade da água distribuída. A empresa realiza testes de qualidade nas ETAS a cada meia hora e os testes realizados na ETA Iguaçu identificaram elevada turbidez com índices de qualidade abaixo do padrão adotado pela Companhia. Por causa desse quadro foi necessário adotar medidas preventivas de suspensão de produção e fornecimento de água para alguns bairros de Curitiba e São José dos Pinhais, em uma área que reúne cerca de 900 mil pessoas.

"A Sanepar retomou o procedimento de captação no Canal da Água Limpa, no Rio Iguaçu, em função da recuperação dos níveis de qualidade dentro dos parâmetros do Ministério da Saúde. Vamos começar o procedimento de aumentar a vazão, em seguida colocar água no floculador, depois decantador e filtro. Esse processo está sendo iniciado e deve avançar até amanhã cedo, quando faremos novas análises de entrada e saída e, somente depois de confirmados a manutenção dos índices positivos, iniciamos o abastecimento a partir da ETA Iguaçu.  As análises, continuam sendo feitas de hora em hora", diz comunicado da Sanepar. 


Os bairros afetados em Curitiba são: Água Verde, Guaíra, Parolin, Prado Velho, Rebouças, Fanny, Boqueirão, Capão Raso, CIC, Fanny, Fazendinha, Hauer, Lindóia, Novo Mundo, Pinheirinho, Portão, Santa Quitéria, Seminário, Vila Izabel, Xaxim, Fazendinha, Cabral, Juvevê, Hugo Lange, Alto da Glória, Centro, Jardim Social, Bacacheri, Alto da XV, Batel, Cajuru, Uberaba, Bigorrilho, Campo Siqueira, Vila Izabel, Barrerinha, Ahú, Boa Vista, São Lourenço, Abranches, Bom Retiro, Mercês, Pilarzinho, São Francisco, São Lourenço, Vista Alegre, Cascatinha, São João e Centro Cívico. Em São José dos Pinhais: Guatupê, Jardim Ipê, Cidade Jardim, Jardim Cristal, Ipê e Academia.

A Sanepar está trabalhando para regularizar esta situação no menor espaço de tempo possível. Várias equipes estão a campo para identificar a origem do problema.

 

f:bemparana

PUBLICIDADE LEGAL

 

PUBLIQUE SÚMULAS

FALE CONOSCO

tudoPinhais@gmail.com

(41) 36638447

41-99690-0125

 

CONTATO COMERCIAL

atendimento pelo email:

tudoPinhais@gmail.com

 

Visitantes

004514937
Hoje
Ontem
Ultima Semana
Ultimos Mêses
Este Mês
Último Mes
Total Geral
1529
1877
11563
4488213
46094
76440
4514937

Your IP: 108.162.246.43
Server Time: 2021-01-22 16:12:01

Facebook