O Jornal mais lido de Pinhais

Get Adobe Flash player

As fotos foram registradas no final de 2019, e por conta da pandemia do novo Coronavírus, as gestantes receberam os fotolivros no mês de julho

 

Durante o mês de julho, as gestantes acompanhadas pelo projeto Gestação com Informação receberam um presente especial, um fotolivro, resultado de um ensaio fotográfico realizado no final do ano passado. Foram contempladas 29 gestantes que participaram regularmente do projeto nos Centros de Referência de Assistência Social – Cras Norte, Sul, Leste e Oeste, e também mamães que tiveram recentemente os bebês.

Os fotolivros foram resultado de uma parceria da Secretaria de Assistência Social com o Departamento de Comunicação, que por meio do olhar do fotógrafo Roberto Dziura Junior, pode captar esse momento único na vida de cada mulher. “Ao prepararmos essa gestante para o ensaio, estamos contribuindo com a autoestima, aceitação, afetividade, vínculo intrauterino e na própria identidade da mãe com o bebê, refletido num registro e na própria fotografia, a qual expressa vínculo e amor através dessa recordação. Mas, não é apenas a expressão de uma fotografia, e sim, um momento carregado de significado, histórias, sonhos, expectativas, o qual poderá refletir significativamente no vínculo familiar”, explica a gerente de Serviços e Benefícios de Proteção Social Básica, Micheli Strapasson Ribeiro.

Esta é uma ação que vem se aperfeiçoando cada vez mais. Em 2015, a Assistente Social e técnica de referencia do grupo, Simone Haertel, propôs a realização do fotolivro e o projeto acabou se expandindo para os quatro Cras. Neste período o ensaio era promovido pela própria equipe dos Cras, que em seus esforços faziam as fotografias, montavam cenários e contribuíam com a maquiagem e arrumação dos cabelos. “No decorrer dos anos pudemos contar com o apoio de mais colaboradores e inclusive fotógrafos profissionais, voluntários, que com amor deixaram as fotografias com mais qualidade e profissionalismo”, comenta Micheli.

Além dos fotolivros, conforme o parto se aproxima as gestantes também recebem o Kit Natalidade e ainda participam dos encontros que ocorrem, mensalmente, nos Cras. Nestas reuniões são realizadas diversas ações, entre elas palestras socioeducativas, orientações com objetivo do acompanhamento da família em situação de vulnerabilidade - decorrente de renda ou de vínculos fragilizados - prevenindo situações de risco.

Gestação com informação

O projeto Gestação com Informação completa 10 anos na Assistência Social e foi idealizado pela psicóloga Luciana Anselmo Macena. A proposta visa encontros de troca de experiência entre gestantes com o objetivo de auxiliar no preparo para este momento importante e também fortalecer os vínculos com o seu bebê. O projeto disponibiliza oficinas temáticas abertas, atividades coletivas de vivência e experimentações, que muitas dessas mulheres nunca tiveram aproximação. Entre as atividades realizadas durante a proposta do projeto estão, a oficina de papinha, oficina de massagem shantala, brincando de chá de bebê e o fotolivro especial.

As gestantes do Projeto “Gestação com Informação” têm prioridade no recebimento do benefício do Kit natalidade, composto por itens como: banheira, roupinha, material de higiene, toalha, cobertor.

PUBLICIDADE LEGAL

 

PUBLIQUE SÚMULAS

FALE CONOSCO

tudoPinhais@gmail.com

(41) 36638447

41-99690-0125

 

CONTATO COMERCIAL

atendimento pelo email:

tudoPinhais@gmail.com

 

Visitantes

004149116
Hoje
Ontem
Ultima Semana
Ultimos Mêses
Este Mês
Último Mes
Total Geral
782
1694
5788
4128662
7111
63590
4149116

Your IP: 162.158.222.36
Server Time: 2020-08-05 10:32:04

Facebook