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Desde 2019 já foram investidos mais de 800 mil reais em reformas de unidades de saúde

 

Atender bem a população em uma área que demanda tanto cuidado, como a saúde, é um desafio. Em Pinhais, uma cidade com quase 130 mil habitantes, a saúde está estruturada com 11 Unidades de Saúde da Família - USF, uma Unidade de Pronto Atendimento - UPA e um Hospital Municipal, além de Unidade de Saúde da Mulher e da Criança, Centro de Especialidades, Centro de Controle de Agravos CCA, CAPS AD e II, Serviço de Remoção.

As USFs são a porta de entrada do sistema local de saúde, para o atendimento da população. Só no primeiro quadrimestre de 2020, quase 155 mil atendimentos foram realizados nestes equipamentos.

Ao longo dos últimos anos, Pinhais construiu a nova Unidade de Saúde, do Jardim Karla, atendendo uma solicitação de anos da população, e continuamente vem reformando, ampliando e reestruturando diversas outras unidades.  “A área da saúde é sempre um grande desafio, pois diz respeito ao bem mais valioso da população, que é a vida. Temos nos empenhado para melhorar a infraestrutura das unidades, capacitar as equipes para atender cada vez melhor a nossa população”, salientou a prefeita de Pinhais Marli Paulino.

A última unidade entregue à comunidade foi a USF Vila Amélia, que passou por obras de reformas e melhorias.  No local, foi realizada pintura, consertos diversos e acessos para Pessoas com Deficiência (PcD). Outro trabalho importante a ser destacado é a readequação estrutural para atender as atuais solicitações da população. “Toda e qualquer melhoria é bem vinda. Sempre fui bem atendido na unidade. O serviço de odontologia também está muito bom. Os agentes comunitários têm passado sempre, não tem faltado com as visitas. Na unidade são sempre muito atenciosos”, comenta Benedito Manoel Prudêncio, que mora há 42 anos no bairro Jardim Amélia.

A próxima unidade a passar por reforma será a Unidade de Saúde Vargem Grande. Desde o ano de 2019 também foram reformadas as unidades Tebas, Emiliano Perneta, Esplanada e Maria Antonieta, um investimento de mais de 800 mil reais.

“Todo esse investimento em infraestrutura é visando um melhor atendimento, uma oferta de serviço de saúde de qualidade à nossa população. Sabemos que ainda há muito a ser feito, mas tenho certeza de que estamos no caminho certo”, ressaltou a prefeita Marli Paulino.

Acesso Avançado

Em Pinhais, a Secretaria de Saúde implantou uma nova forma de atender a população, chamado de “Acesso Avançado”. Neste modelo de atendimento, mais simples, houve a mudança na forma de agendamento das pessoas que procuram a Unidade de Saúde. Neste formato, a população não precisa chegar de madrugada, visto que as unidades abrem às 7h e todos os dias são disponibilizadas consultas médicas. “Ficou muito bom essa forma de atendimento, agora não precisamos mais sair das nossas casas no primeiro horário para sermos atendidos, e isso facilitou bastante”, conta Marcio Andrade Cardoso, 66 anos.

Horário Estendido

A Prefeitura de Pinhais começou a implantar o horário estendido nas Unidades de Saúde da Família (USF). Já são três USFs a funcionar desta maneira, a USF Maria Antonieta, a USF Weissópolis e a USF Ana Néri, que atendem das 7h às 19h. Um dos principais objetivos é ampliar o acesso de usuários trabalhadores às Unidades de Saúde. “Estamos ampliando o horário de atendimento para oportunizar o acesso daqueles que ficam impossibilitados de comparecer às unidades durante o dia. Temos buscado diversas ações para melhorar cada vez mais a saúde no nosso município”, salientou a prefeita.

Certificação

No final do ano de 2017, todas as Unidades de Saúde de Pinhais foram premiadas pela qualidade na gestão. As USFs foram certificadas pelo processo de tutoria do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (APSUS), que visava estabelecer padrões e protocolos, organizar processos de trabalho para garantir a segurança do usuário e da equipe, o gerenciamento de processos e a melhoria dos indicadores de saúde da população.  As unidades de Pinhais foram avaliadas durante o ano em mais de 100 itens que refletem o nível de qualidade em que a equipe de saúde se encontra.

A secretária de Saúde Adriane da Silva Jorge Carvalho explica que a certificação melhora o processo interno de trabalho, bem como a organização da unidade. “Essa certificação, que nos foi dada lá atrás, é um processo de melhoramento que temos buscado diariamente. Nós assumimos um compromisso de qualificar a atenção primária e com isso garantimos um melhor atendimento a toda população, bem como uma melhora nos indicadores de saúde do nosso município”, relatou a secretária.

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