O Jornal mais lido de Pinhais

Get Adobe Flash player

Em Pinhais, o CREAS realiza o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica

 

Entre os problemas decorrentes da pandemia da covid-19, a violência contra a mulher tem despontado como tema. Dados apresentados pela Agência Senado citam um estudo conduzido pelo Fundo de População das Nações Unidas, segundo o qual, durante as medidas de isolamento, pode haver um aumento médio de 20% dos casos de violência doméstica em todo o mundo. Em termos globais, significa mais de 15 milhões de casos de violência por parceiro íntimo em 2020, a cada três meses de vigência das medidas de isolamento social.

Em Pinhais, a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, oferece serviços às pessoas que são vítimas de violência ou estão com seus direitos violados, dentre eles está o atendimento às mulheres vítimas de violência. 

No CREAS, as mulheres recebem orientações e acompanhamento  dos profissionais especializados que fazem o encaminhamento para atendimento jurídico, se necessário. O setor também realiza campanhas educativas de combate à violência contra a mulher buscando sensibilizar a comunidade sobre este tema. 

O CREAS atende por demanda espontânea (busca direta ao serviço), sem necessidade agendamento prévio, como também recebe encaminhamentos de outros serviços, como poder Judiciário, Secretaria Municipal de Saúde, Delegacia, entre outros órgãos. 

Para as mulheres que tem medida protetiva, o CREAS solicita à Guarda Municipal, através do aplicativo 153, a habilitação do botão Maria da Penha. “Situações de extrema violência e quando a mulher não tem suporte social, após avaliação técnica, poderá também ser encaminhada para uma unidade de acolhimento com seus filhos até que a situação de risco não exista mais”, explica a diretora do CREAS Pinhais, Leoni Aparecida Cruz da Silva. 

Para o coordenador do Observatório da Mulher contra a Violência (OMV), Henrique Marques Ribeiro, a expectativa de aumento da violência doméstica contra mulheres em períodos de isolamento se baseia, principalmente, na maior exposição da mulher a comportamentos violentos, por parte dos parceiros, potencializados por mais tempo de convivência cotidiana e por tensões psicológicas ou econômicas devido à redução de renda ou ao abuso no consumo de álcool (Fonte: Agência Senado).

"Se tem violência contra a mulher, a gente mete a colher”

Se alguém que você ama, ou com quem tem algum tipo de relação afetiva, te agride, ou te humilha, você está em perigo. Já se conhece alguém nesta situação, esqueça a história de que em briga de marido e mulher não se mete a colher, ajude-a. O período da pandemia torna as relações familiares mais frágeis e mais propensas às situações de violência doméstica.

Saiba onde buscar ajuda

Disque Denúncia 180 

A Central de Atendimento à Mulher que funciona 24 horas por dia, de segunda a domingo, inclusive feriados. A ligação para o 180 é gratuita e o atendimento é de âmbito nacional. 

Guarda Municipal de Pinhais

A GM disponibiliza o aplicativo 153 Cidadão, que é gratuito e está disponível na Google Play Store e na App Store, onde a população pode solicitar atendimento da GM. Com o aplicativo 153 Cidadão é possível solicitar viaturas, fazer denúncias e também há o botão exclusivo “Maria da Penha” para mulheres com medida protetiva. O app também tem a opção de chat, telefones úteis do município, fale conosco, entre outros.

Policia Militar: 190 

Delegacia de Pinhais: 3667-1598 – Endereço: Rua Europa, 211- Centro de Pinhais

CREAS de Pinhais: 3912- 5643 – Endereço: Rua Sete de Setembro, 205, Centro. Este atendimento não necessita de agendamento prévio, e está disponível das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. 

PUBLICIDADE LEGAL

 

PUBLIQUE SÚMULAS

FALE CONOSCO

tudoPinhais@gmail.com

(41) 36638447

41-99690-0125

 

CONTATO COMERCIAL

atendimento pelo email:

tudoPinhais@gmail.com

 

Visitantes

004020777
Hoje
Ontem
Ultima Semana
Ultimos Mêses
Este Mês
Último Mes
Total Geral
83
2015
9017
4000075
47964
49598
4020777

Your IP: 172.68.26.243
Server Time: 2020-05-29 01:12:06

Facebook