O Jornal mais lido de Pinhais

Get Adobe Flash player

VERSÃO IMPRESSA

OUTUBRO

SETEMBRO

 agosto

 

  julho 2019

 

 

 

 

 

 

 

 

 

"Mesmo sob forte chuva, centenas de pessoas se aglomeraram no centro de Curitiba para apoiar a Lava Jato e protestar contra o STF"

 

 | Rafael Salvi

"Da mesma forma que em várias cidades do país, manifestantes foram às ruas de Curitiba para protestar contra a decisão do STF de transferir à Justiça Eleitoral os casos de crimes comuns (como lavagem de dinheiro e corrupção) associados a crimes eleitorais, como caixa dois, e apoiar a operação Lava Jato, que completa cinco anos. O protesto, liderado pelo MBL, teve adesão modesta.

Uma chuva forte caía às 15 horas, quando começou a manifestação. Algo em torno de 300 manifestantes (de acordo com o MBL), alguns com guarda-chuvas, outros se espremendo nas marquises para se abrigarem do mau tempo, ouviam as lideranças do MBL protestarem contra a decisão do STF; palavras como “querem acabar com a Lava Jato”, “isso é uma vergonha” e “a nossa bandeira jamais será vermelha” eram ouvidas no carro de som.


Às 15 horas, manifestantes começaram a se concentrar sob forte chuva.


Rafael Salvi/Gazeta do Povo


José Luiz Scheffer, conhecido como “Zé Scheffer”, uma das lideranças do MBL na manifestação de hoje, considera a decisão do STF “uma arbitrariedade” e acusa a corte de favorecer políticos envolvidos em corrupção que, segundo ele, “são aqueles que os colocaram lá”. Ele aponta que a manifestação tinha como objetivo pedir ao Supremo que “haja de acordo com a lei”, reforça que “quem tem o poder de criar leis é o Congresso e não o STF”, e lamenta enfraquecimento da operação Lava Jato: “perdemos uma batalha, mas não a guerra”.

Enquanto lideranças se revezavam ao microfone, a chuva foi diminuindo até cessar, e a concentração de pessoas aumentou. 

Em meio à aglomeração, o deputado estadual Subtenente Everton (PSL), que se descreveu como “participante do povo brasileiro”, disse que a decisão do STF à luz da Constituição foi legitima, porém pede que o tribunal leve em conta “o momento político e social pelo qual o país esta passando”. Encerrou dizendo que a operação Lava Jato “é necessária” e que falta muito para o Brasil alcançar o mesmo patamar dos países mais desenvolvidos.

A manifestante Maria Isabel Perioto, 58 anos, disse que “apoia desde sempre a Lava Jato” e pediu a mobilização da população brasileira para “combater a decisão do STF” a fim de que a operação “não volte à estaca zero”, segundo ela, isso resultaria numa “população mais triste e sem esperança”. “Precisamos acreditar!”, concluiu.

Para José Luiz Scheffer, por causa da chuva que atingiu a cidade,  o número de pessoas ficou acima de suas expectativas. A Polícia Militar informou que no total 3.000 pessoas participaram da manifestação, que foi encerrada com o Hino Nacional e o pedido de recitação do Pai Nosso (que foi murmurado por boa parte dos manifestantes). 

Manifestações pelo Brasil


O domingo levou vários manifestantes em todo país a saírem às ruas para manifestar apoio à operação Lava Jato. No Rio de Janeiro, a concentração dos manifestantes foi em Copacabana, no Posto 4, e reuniu, conforme apurado pelo portal UOL, algumas dezenas de pessoas, que carregavam uma faixa gigantesca onde se lia: “Vergonha”.

Em frente ao STF, em Brasília, houve aglomeração de pessoas em protesto. Cerca de 100 manifestantes, de acordo com a Polícia Militar, entoaram o Hino Nacional e declararam apoio à Lava Jato. A representante do movimento Vem pra Rua em Brasília, Celina Gonçalves, considera a decisão do STF inadequada. Ela disse temer que a tramitação desse tipo de crime na Justiça Eleitoral fique travada e que os atos prescrevam. As informações são da Agência Brasil."

fonte:
gazeta do povo

PUBLICIDADE LEGAL

 

PUBLIQUE SÚMULAS

FALE CONOSCO

tudoPinhais@gmail.com

(41) 36638447

41-99690-0125

 

CONTATO COMERCIAL

atendimento pelo email:

tudoPinhais@gmail.com

 

Visitantes

003725131
Hoje
Ontem
Ultima Semana
Ultimos Mêses
Este Mês
Último Mes
Total Geral
477
1647
12702
3697256
27875
67181
3725131

Your IP: 172.69.63.201
Server Time: 2019-12-15 07:47:30

Facebook